>Central de negócio no leste do estado de Minas Gerais ajuda empresários a serem mais competitivos

Empresários de pequenos supermercados do leste do estado de Minas Gerais se unem para enfrentar a concorrência de grandes redes do setor. Eles criaram a central de negócios Rede Via Real, ampliaram seu poder de compra e aumentaram as vendas em até 20%.

A união teve início em 2008, quando os empresários se tornaram aliados para concorrer com os preços baixos e a variedade de produtos oferecidos por uma grande rede supermercadista instalada na região. Ele procuraram o Sebrae Minas, que os orientou sobre a estruturação da central denegócios.

O grupo é formado por 20 supermercados dos municípios de Ferros, Dores de Guanhães, Guanhães, Sabinópolis, Materlândia, Divinolândia, São João Evangelista, São Pedro do Suaçuí e Santa Maria do Suaçuí. Unidos eles conseguem um mix de produtos maior, por um preço mais acessível.

Há 20 anos no mercado, a empresária Renata Bicalho Monteiro, proprietária do supermercado Bicalho & Bicalho, já sente no bolso os resultados da compra em conjunto. Ela conseguiu descontos de 6% a 10% na compra de mercadorias. O resultado foi uma economia de R$ 20 mil desde o início da Central.

As vantagens não param aí. De acordo com Renata, o mix de produtos que era de oito mil itens hoje já chega a 14 mil. “Tinha somente dois metros de gôndolas dedicados a produtos diet e light, agora este espaço é de seis metros”, conta a empresária.

Segundo o presidente da Rede Via Real, Cleudes Eustáquio Ferreira, em 2009 o grupo obteve um faturamento de R$ 33 milhões. Para ele, o resultado positivo é baseado na atuação conjunta dos empresários em busca de fornecedores diversificados, produtos de qualidades e com bons preços para revenda. “Alguns fornecedores se negavam a ir até nossos supermercados. A partir do momento em que nos unimos eles vieram nos procurar e agora podemos negociar”.

Outra medida tomada pelos empresários foi a mudança de layout dos estabelecimentos e a troca dos mobiliários para dar mais visibilidade aos produtos comercializados. Em dois anos, o investimento em infraestrutura chegou a mais de R$ 2 milhões.
A próxima ação do grupo será a implantação de um cartão fidelidade que irá oferecer melhores condições de crédito para o cliente e a garantia do pagamento das vendas aos empresários.

Da Agência Sebrae de Notícias – 21/09/2010