A Apas (Associação Paulista de Supermercados) prevê que as vendas de produtos típicos de festa junina cresçam 5% entre junho e julho. Alguns itens, no entanto, poderão ter altas maiores. Amendoim, pipoca, canjica, milho, quentão, vinho quente e pinhão deverão crescer de 10% a 15%.
Na análise da entidade, o efeito sazonal causado pelas festas juninas e o maior fluxo de consumidores nas lojas devem impulsionar também a comercialização de outros produtos, como carnes, queijos e bebidas em geral.
Para as indústrias de itens típicos da época, as vendas de junho e julho representam uma parcela significativa na comercialização anual dos produtos. Por isso, muitas dessas fabricantes devem investir recursos extras em decoração e exposição nos supermercados, para atrair os consumidores. “Este período é uma boa oportunidade para o lançamento de produtos, ações promocionais e degustações, o que alavanca as vendas”, afirma Rodrigo Mariano, gerente de Economia e Pesquisa da APAS.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo