>Com o nome de Customer Insight and Innovation Center, a Unilever criou em um de seus prédios na zona sul de São Paulo o primeiro centro de inovação da companhia na América Latina. A área de 700 metros quadrados inclui cozinha para teste de produtos, salas de reunião e um mercadinho que servirá de laboratório.
Além de testar produtos e estratégias, é por lá que a Unilever quer se reunir com varejistas de todas as partes do Brasil e até de outros países da América Latina. “Nós queremos nos aproximar mais do varejo. Precisamos saber o que eles pensam, contar o que nós estamos fazendo e, principalmente, mostrar que o varejo pode ser mais rentável”, revela Kees Kruythoff, presidente da operação brasileira da multinacional.
Como exemplo, o executivo comenta que supermercados do País destinam gôndolas inteiras para produtos básicos, como arroz e feijão, enquanto itens de maior valor agregado ocupam pouco espaço. “Não dá pra ter mais equilíbrio nisso? Commodities têm margem tão menor se comparadas a outros itens”, argumenta.
O centro de inovação brasileiro é o quinto da empresa no mundo e foi construído em apenas 68 dias. A inauguração oficial está prevista para o próximo dia 28. Até 2020, a Unilever Brasil quer ser a maior filial da empresa. No ano passado, a unidade faturou R$ 11 bilhões, o equivalente a 10% do total da companhia.
Valor Econômico – 17/09/2010