A pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas atingiu 95,6% no mês de abril desse ano, de acordo com informações da Serasa Experian. Isso significa que a cada 1000 pagamentos, 956 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias úteis.

Os dados apurados pela entidade ainda revelam a terceira alta consecutiva do ano e que houve um crescimento de 0,9% em relação a abril de 2012 – cujo índice de pontualidade nos pagamentos foi de 94,9%. Para os especialistas da Serasa Experian, o recuo da inadimplência dos consumidores brasileiros tem sido o principal fator de contribuição para a pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas.

Varejo em dia

A apuração da Serasa revela que as micro e pequenas empresas do segmento do varejo e comércio foram as que apresentaram os maiores índices de pontualidade, que mais apresentam pontualidade em pagamentos, no período analisado, foram as do segmento de varejo e comércio (96,1%). As micro e pequenas empresas de serviços registraram pontualidade de 94,9% e as micro e pequenas empresas industriai, 95%.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas é construído através dos pagamentos efetuados, mensalmente, por amostra de cerca de 600.000 micro e pequenas empresas, totalizando uma quantidade de, aproximadamente, 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente, por seus fornecedores, nas bases de informações sobre pessoas jurídicas da Serasa Experian.

(Por No Varejo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo