A categoria de hortifrútis sempre foi considerada vilã quando o assunto é índice de perdas, mas na Coop – Cooperativa de Consumo, esse setor tornou-se rentável, graças a algumas estratégias adotadas pela rede.

Há cerca de 12 anos, o setor representava apenas 0,3% do faturamento total e hoje o índice chega a 7%. De acordo com Airton Miranda dos Santos, gerenciador de categoria, essa mudança deu-se principalmente em razão da parceria firmada com a Benassi, que tem expertise no gerenciamento dessa categoria.

Para garantir a qualidade, abastecimento e exposição das 3 mil toneladas mensais de verduras, legumes e frutas, a Coop mantém um trabalho de acompanhamento e monitoramento permanente em toda a rede. “Nosso cooperado encontra não só produtos convencionais na área de hortifruti, como também frutas diferenciadas como atemoia, jamelão, graviola e pitaia. Na área de orgânicos são mais de 30 itens, além de produtos importados”, acrescenta o gerenciador.

A Coop fechou 2012 com faturamento bruto de R$ 1,768 bilhão, volume financeiro 6,41% superior em comparação ao ano anterior.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo