Os representantes das maiores redes de supermercados do país deverão entregar ao governo federal, ainda nesse semestre, um projeto que prevê, dentre as proposta, a desoneração em gastos com equipamento e folha de pagamento. A ação se dará por meio do projeto Abras Maior, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Segundo a assessoria de comunicação da entidade, o projeto visa que o segmento atinja a previsão de faturamento superior a R$ 313 bilhões em 2013 e represente, em 2014, 6% do Produto Interno Bruto (PIB) – que foi de 5,5% em 2012.

Em relação à desoneração de equipamentos, a Abras informou à imprensa que haverá uma reunião da entidade com representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), no próximo dia 15. No encontro, deverão ser discutidas as possibilidades dos grandes varejistas contarem com subsídios ou facilidades no capital investido em tecnologia, logística, automação e equipamentos em geral.

Já quanto à desoneração da folha de pagamento do setor, a proposta do Abras Maior é reduzir de 10% a 15% as alíquotas de contribuição dada aos sindicatos patronais, que hoje chegam a 20%. Com isso, os grandes varejistas pretendem aumentar a geração de empregos no segmento.

(Por No Varejo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo