Após crescer 16,1% em 2012 e atingir o faturamento de R$ 25 bilhões, o setor de farmácias e drogarias tem provado seu potencial, em especial na abertura de lojas. No ano passado, só entre as grandes redes, foram contabilizados 4.692 novos pontos de venda, índice 8% maior em relação a 2011, e que pode crescer este ano chegando a 18% no setor como um todo.

A internacionalização de suas operações é outro fator a ser ressaltado quando o assunto é o mercado farma. A chegada de bandeiras como a Walgreens e a CVS Caremark, que recentemente adquiriu 80% em participação da Drogaria Onofre, não chegará, dizem os especialistas, a diminuir o potencial do varejo nacional e nem diminuir suas perspectivas de crescimento.

O grande número no mercado farma é o medicamento genérico. Desde sua criação em 1999 até hoje, os genéricos respondem por 25,6% das vendas em unidades no conjunto do mercado farmacêutico. A previsão de investimentos até 2014 é em torno de 1,5 bilhões de dólares.

Em países como Espanha, França, Alemanha e Reino Unido, onde o mercado de genéricos já se encontra mais maduro, a participação desses medicamentos é de 31%, 42%, 66% e 60%, respectivamente. Nos EUA, mercado onde os genéricos têm mais de 20 anos de existência, o índice é de aproximadamente 60% de participação em volume.

Evento atento aos desenvolvimento do mercado

A Expo Pharma acompanha de perto o crescimento do mercado farma e em sua edição 2013 não será diferente. Tanto expositores quanto os eventos paralelos estão voltados para este novo varejo que se desenha em um futuro muito próximo. Nos dias 15, 16 e 17 de maio, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, várias de melhores empresas do varejo, atacado e indústria estarão presentes na Feira, mostrando seus lançamentos e promovendo grandes negócios.

A novidade fica por conta do 1º Simpósio Internacional do Varejo Farmacêutico, que promoverá um intercâmbio com a realidade europeia e um debate sobre temas importantes como os MIPs – Medicamentos Isentos de Prescrição, os genéricos, dermocosméticos, suplementação e higiene e beleza.

O evento, que se destaca no âmbito nacional em volume de negócios efetuados e também pela participação efetiva de expositores e visitantes, traz ainda a 5ª edição do Congresso Científico do Mercado Farmacêutico, que nesta edição, terá o foco na Assistência Farmacêutica às Doenças Crônicas. Hábitos de consumo equivocados, sedentarismo e estresse são alguns dos problemas que dão origem às doenças crônicas, como a hipertensão, o diabetes e a obesidade. As estimativas são de que 35 milhões de brasileiros sejam hipertensos e que 8 milhões sejam diabéticos. Além disso, ainda em 2011, 15,8% da população brasileira estava obesa, gerando gastos de até R$ 488 milhões ao Sistema Único de Saúde.

O objetivo da Expo Pharma é integrar empresários, gestores e farmacêuticos do Brasil com o que desponta no mundo.

(Por Varejista) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo