>Os motivos são o aumento de renda e do crédito, o crescimento do emprego e a confiança na economia. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Natal do ano passado já foi forte. As vendas no varejo subiram 12% em dezembro na comparação com o mesmo mês de 2008. Para 2010, a expectativa de algumas redes chega a ser o dobro da taxa de crescimento de 2009.
A gaúcha Colombo, por exemplo, espera um crescimento de 20% nas vendas deste Natal em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com Glamidir Somacal, diretor de compras e logística, as encomendas para o fim de ano ocorrem normalmente após o Dia da Criança, em outubro, mas desta vez elas poderão ser antecipadas para evitar eventuais faltas de produtos, principalmente os televisores, que são produzidos em Manaus.

A rede Berlanda, com sede em Curitibanos, Santa Catarina, projeta crescimento ainda maior: 30% frente a 2009. “Mudamos a periodicidade do nosso tabloide de ofertas, de mensal para quinzenal, o que gerou mais força na nossa comunicação com o cliente”, explica Gilson Bogo, diretor comercial da rede, que aposta em ofertas mais agressivas para alcançar o resultado.
No Nordeste, a rede Eletroshopping espera uma alta de 25% para 2010 em relação ao faturamento do ano passado. A razão do aumento, segundo a rede, se dará pela retomada do segmento de linha branca, que apresentou desaceleração na Copa do Mundo, entre junho e julho. Outra rede que também está otimista é a Ricardo Eletro, a projeção é de alta de 40% nas vendas do segundo semestre frente ao mesmo período de 2009. “Devemos entrar num ritmo forte, pois agora a associação com a Insinuante já está resolvida, e assim estamos preparados para focar nas estratégias de venda”, diz Jacqueline Feital, diretora de vendas. A projeção, no entanto, considera apenas a parte da rede que era Ricardo Eletro.

Fonte: Valor Econômico – 06/09/2010