>Empresas de Varejo de Luxo buscam quase sempre consultoria especializada de RH e esperam soluções que realmente funcionem e tragam resultados efetivos diretamente no atendimento e relacionamentos, mas querem isso também demonstrado no desempenho de vendas que os façam recuperar o investimento.

Sabemos que não é suficiente que o empresário tenha a melhor Marca, a loja mais bem localizada, a decoração mais luxuosa, os melhores e mais exclusivos produtos, se ele não se preocupar em contratar pessoas capazes transmitir de forma certeira os valores da marca, seus diferenciais, e que transformem esses relacionamentos com os clientes em algo próximo, profundo e duradouro.

Quando falamos em varejo de luxo, as palavras que vêm imediatamente à cabeça são: luxo, glamour, status, grifes poderosas, objetos do desejo, faturamentos milionários…mas existe um outro lado deste glamour que é sim, entender as características desse mercado, conhecer esse consumidor e ter alto grau de entendimento das relações interpessoais entre a marca e o cliente de luxo, mais exigente e altamente informado.

As empresas hoje buscam profissionais que, além de serem excelentes vendedores, também tenham algumas características que não eram importantes no varejo comum.

Segundo Ester Morgan Passamai, Psicologa e Headhunter especializada em Seleção, Atendimento e Vendas (treinou equipes no D&D Shopping, Hugo Boss, Rosa Cha, entre outros), o vendedor com o perfil para atuar no Varejo de Luxo deve se preocupar com a sua aparência, ter “atitude” e estilo, conhecer moda e tendências, ser proativo e comprometido, além de saber lidar sob pressão sem perder o bom humor e, acima de tudo, desejar fazer carreira nesta área.

Para se tornar um bom profissional nesta área, é necessária muita dedicação, responsabilidade, criatividade, motivação, comprometimento e disponibilidade de tempo, lembrando que os Shoppings funcionam todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

A notícia boa para as pessoas que sonham em ingressar nesta carreira, e para os que já estão no varejo, mas gostariam de fazer parte deste seleto grupo de profissionais do “Luxo”, é que sempre existirão boas oportunidades para profissionais capacitados e criativos.

Estude idiomas, faça cursos e especializações voltadas para vendas, marketing e varejo de Luxo, pois seguramente por trás da sofisticação e glamour das grifes, também existem oportunidades especiais e, quem sabe, salários expressivos!

Por Luz Vaalor
Ester Morgan – http://www.excelenciarh.com.br/