>As lojas físicas caminham para oferecer recursos similares aos encontrados nas lojas virtuais. Nos sites de varejistas ao pesquisar um produto vemos mensagens sobre outros produtos adquiridos por quem também comprou o produto que estamos pesquisando ou prestes a comprar.
Nas lojas físicas o aliado serão os smartphones. Por meio destes, poderemos baixar aplicativos que nos identificarão ao chegarmos na loja.
A partir do nosso perfil do consumo, faremos parte de clusters segundo comportamento de compras e passaremos a receber comunicação interativa especialmente desenvolvida para cada um dos clusters da referida loja.
Na Coop Supermercados, com mais de 1,0 milhão de clientes ativos e mapeados, existem nove clusters que são impactados por comunicação específica, diariamente. Com o auxílio de novas tecnologias, essa atividade será automática.
Marcas como Sephora, Gap, Starbucks e Best Buy passam a assinar acordos com fornecedores de novas tecnologias visando personificar a comunicação com uso de smartphones. As lojas vão começar a conversar conosco.
Essa é a transformação do ponto-de-venda em ponto-de-relacionamento PDV x PDR que discutimos nos cursos intensivos do Núcleo de Varejo da ESPM.