Os resultados da rede de origem francesa, rereferentes aos três primeiros meses do ano, foram divulgados ontem (18/4), em Paris. As vendas do Carrefour no Brasil cresceram 13% de janeiro a março, em relação a igual período de 2012. O percentual inclui todos os formatos de loja operados pela empresa no Brasil.

A receita global do Carrefour no primeiro trimestre foi de 20,8 bilhões de euros. Tirando o efeito cambial, isso representa uma queda de 1,3% na arrecadação sobre os três primeiros meses do ano passado. Impulsionada por Brasil e Argentina, a América Latina foi a região que mais cresceu, com variação de 11% no período, totalizando vendas de 4 bilhões de euros.

Já nos mercados desenvolvidos, os franceses continuam passando dificuldades. No seu país de origem, as vendas caíram 0,7%, para 9,3 bilhões de euros. Na Europa como um todo, houve retração de 3,8% em mesmas lojas, que considera as unidades inauguradas há mais de 12 meses.

Apesar desses números, a direção do Carrefour considera que vem obtendo sucesso em sua recuperação financeira. A rede vendeu recentemente operações em cinco países, para reinvestir os recursos em programas de redução de preços em seu mercado doméstico, onde a competitividade é feroz.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo