Projetos de iluminação eficiente, ou seja com baixo consumo de energia e reduzido impacto ambiental tem movimentado o varejo pelo mundo.No Brasil não é diferente. Nos últimos três anos, a GE Iluminação triplicou seu portfólio de soluções LED disponíveis na América Latina para o varejo. Até 2020, a empresa estima que 50% de seu faturamento no Brasil será proveniente de LEDs e outras soluções eficientes.

“Redes de varejo e shopping centers já recorrem a tecnologias de baixo consumo de energia e reduzido impacto ambiental para otimizar a iluminação de produtos e do ambiente e reduzir custos de energia e manutenção no longo prazo – na maioria das vezes, com impacto positivo na taxa de conversão em vendas”, diz Sergio Binda, diretor de marketing da GE Iluminação para a América Latina. Confira a seguir três cases que contaram com o apoio da GE Iluminação:

Visual otimizado

A rede de lojas Spicy – especializada em utensílios para cozinha, mesa e bar – conciliou design, funcionalidade e sustentabilidade, a partir da adoção da iluminação LED em todas as suas unidades no Brasil. Além de modernizar o ambiente e melhorar a apresentação visual dos produtos, a Spicy irá economizar 30% no consumo de energia e ainda diminuirá em 58% o custo total da manutenção ao longo da duração estimada do sistema que é, em média, de 25 mil horas – economia que permitirá o retorno do investimento em até 11 meses.

A administração da Spicy optou por substituir lâmpadas halógenas pelo modelo LED – foram duas mil unidades instaladas nas 33 lojas da rede. Cada módulo LED tem duração dez vezes maior do que o tempo de vida útil das lâmpadas halógenas (2,5 mil horas). Com uma média de 12 horas de uso por dia, os LEDs só precisam ser trocados a cada cinco anos e meio.

A ótica dos módulos LED concentra o feixe de luz nos objetos, o que além de dar destaque aos produtos na área da loja, nas vitrines e nas prateleiras, evita o desperdício de luz – que chegava a 30% com as lâmpadas halógenas. Além disso, os módulos LED não emitem calor sobre os objetos e contam com menor incidência de raios UV e infravermelho, reduzindo a degradação dos materiais e o desgaste das cores e das pinturas das mercadorias e do mobiliário.

“A solução LED está 100% de acordo com a filosofia da marca Spicy em adotar soluções ambientalmente sustentáveis e eficientes”, comenta Leandro Mourão Ianes, supervisor de marketing da Spicy. “Além de melhorar a apresentação dos produtos, a nova iluminação diminui os custos operacionais de cada unidade, favorecendo nossos planos de ampliação da rede.”

Iluminação uniforme

Com mais de 2 mil vagas e cerca de 300 mil veículos por mês, o estacionamento do Via Parque Shopping, localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, acaba de ter a iluminação renovada. Visando gerar mais uniformidade na iluminação – com melhor visibilidade e maior sensação de conforto e segurança para os clientes no período noturno – foram instaladas 280 luminárias LED. “Eliminamos as zonas de sombra que se formavam devido ao baixo rendimento da antiga iluminação de vapor de sódio, que estava instalada no estacionamento desde a inauguração do shopping center, há 20 anos”, explica a engenheira Rosane Barros, gerente de operações do Via Parque Shopping.

A troca de 81 postes com 143 luminárias de vapor de sódio por novos postes de metal com as luminárias LED possibilitou um aumento em 2,5 vezes da luminosidade média sobre todo o estacionamento, assim como uma redução de mais de 50% da potência total instalada – de 77.760 watts para 36.160 watts.

Além disso, a durabilidade do LED – com vida média de 50 mil horas, ou mais de 11 anos considerando 12 horas de uso diário – prolonga o prazo para manutenções, o que também ajuda a reduzir custos.

Produtos em destaque

Para iluminar e destacar os produtos na loja conceito da Le Postiche, instalada no São Bernardo Plaza Shopping, na região metropolitana de São Paulo, a solução escolhida foi além da tecnologia convencional. Lâmpadas de vapor metálico e uma tecnologia mista, com iluminação LED e luzes de vapor metálico ajudaram a loja a adotar uma alternativa mais sustentável, com menor consumo de energia e maior durabilidade, em comparação com outras unidades da rede de bolsas.

Com o novo sistema de iluminação, a loja diminuiu em 27% o consumo de energia elétrica. O custo de uso do sistema, combinando eletricidade e manutenção, teve redução de 43%. Já a durabilidade da iluminação mais que dobrou, subindo de 12 mil para 30 mil horas, em relação aos equipamentos utilizados anteriormente.

(Por NoVarejo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo