Foi fechado, na última sexta-feira, o acordo para a compra da dona do Café Pilão pelo grupo  alemão de investidores JAB (Joh. A. Benckiser), pelo valor de 7,5 bilhões de euros. Conforme o Portal SM noticiou semanas atrás, a torrefadora e processadora de café já admitia a possibilidade de fechar negócio num futuro próximo. Procurada, a Master Blenders confirmou o negócio.

O valor da aquisição configura um preço de 12,50 euros por ação da Master Blenders, valor inferior ao da oferta inicial, de 12,75 euros. A JAB já possuía uma fatia de 15,05% da empresa, fator que facilitou a conclusão rápida das negociações. Apesar disso, o acordo pode ser cancelado no caso de surgir uma oferta superior por outro comprador.

Com a aquisição, a Master Blenders ganha força para perseguir a Nestlé, líder no mercado mundial de café. “A diferença entre a primeira e a segunda é muito substancial. Mas gostaríamos de nos tornar um desafiante de peso ao líder em escala mundial”, afirmou Bart Becht, presidente do conselho da JAB.

Além do Café Pilão e das máquinas Senseo, a Master Blenders detém no Brasil as marcas Caboclo, Palheta e Café do Ponto. No exterior, a marca Douwe Egberts também é bastante difundida. A JAB adquiriu no ano passado a rede de cafeterias Peet’s Coffee, e tem ações em diversas empresas de outros segmentos, como a Reckitt Benckiser.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo