>
Eis números que mostram um pouco do comportamento do consumidor brasileiro. Embora estejam em todo lugar e comemoradas pela mídia como uma solução para ajudar o meio ambiente, as ecobags ainda não “pegaram”.
Uma pesquisa realizada pela Gatto de Rua, confecção especializada em soluções têxteis, em supermercados, lojas, livrarias, farmácias e quitandas mostrou que só 34% das pessoas têm sacolas ecológicas em casa e destas, 71% não as usam na hora da compra.
Os principais motivos apresentados foram: esquecimento, pouca praticidade para carregar a ecobag e a opção de alguns consumidores em reciclagem das sacolas plásticas para outros fins.
As mulheres são as que mais utilizam as sacolas ecológicas. Elas representam 83% dos consumidores ecologicamente corretos. A utilização das ecobags é mais notada em supermercados com 68%, contra 23% em quitandas, e 9% em outros tipos de estabelecimentos.
Quanto a não adesão ao uso, os dados mostraram que se deve ao fato de os consumidores utilizarem as sacolas plásticas: em latas de lixos; para recolher dejetos de animais; e para transportar objetos (como toalhas em localidades praianas, roupas e guarda-chuvas molhados, livros, etc.).
O levantamento foi feito com 1.064 pessoas, entre 19 a 30 de julho de 2010 em diversos estabelecimentos do País.
Como todo hábito, é preciso mais tempo e, principalmente, incentivo para que as pessoas realmente tenham atitudes ecológicas.
Por ANVerrde – 19/08/2010