>Depois das líderes, Azul, Avianca e Trip também saem em busca de parcerias no varejo
Beatriz Olivon, de EXAME.com – 13/08/2010

Entre as principais companhias do país, apenas a Webjet informou, por meio da assessoria de imprensa, que não tem planos imediatos de parcerias com novos canais de distribuição.
A Avianca está estudando parcerias e deve anunciar novidades em setembro. Também no próximo mês, a Trip espera anunciar “dois ou três acordos” com empresas de várias regiões, segundo seu diretor de marketing e vendas, Evaristo Mascarenhas. “Hoje, toda companhia aérea está em busca de canais que atinjam de forma mais estruturada a classe C”, afirma.
A aproximação entre varejistas e aéreas traz vantagens para os dois lados, segundo Ricardo Pastore, coordenador do núcleo de estudos de varejo da ESPM. Para as aéreas, o atrativo é ir aonde o consumidor já está. Já para os varejistas, a venda de passagens aumenta o fluxo de pessoas nas lojas. “Quanto mais acesso o consumidor tem, melhor”, diz Pastore.

A expansão da renda e do emprego catapultou um grande contingente de pessoas a um novo padrão de vida nos últimos anos. Do aumento do consumo de iogurtes e dentaduras que marcou o início do Plano Real, até os recordes de venda de automóveis e a explosão da demanda por imóveis dos últimos meses, os dados mostram um mercado de consumo que está decolando. E as grandes redes de varejo e supermercados são as novas pistas de onde as aéreas querem ganhar altitude – nas asas da classe C.