É o que aponta o estudo “Entendendo as necessidades e consequências dos consumidores maduros”, realizado pela consultoria A.T. Kearney. De acordo com Esteban Bowles, sócio da empresa, o Brasil está vivendo uma situação única, pois é o país, entre os 23 participantes da pesquisa, com maior crescimento percentual da participação da população com mais de 60 anos de idade na geração de renda da sociedade até 2020. “Isso gera uma janela de oportunidade para as empresas de bens de consumo reconhecerem as diferenças e necessidades específicas dos consumidores maduros e desenvolverem não somente produtos adequados, mas uma proposta de valor direcionada às necessidades mais amplas desse tipo de consumidor”, completa o executivo.
O estudo mostra, por exemplo, que consumidores maduros do Brasil e do México são mais interessados em fazer compras online. Esse fenômeno acontece também no Reino Unido, onde os consumidores com mais de 55 anos compõe o grupo que mais cresce em relação ao uso da internet para o consumo.
De acordo com o estudo, até 2047 existirão 2 bilhões de consumidores na terceira idade no mundo. Quando um adulto alcança os 60 anos, pode esperar, em média, mais 13 anos de plena saúde na Índia, mais 15 anos na China, 19 nos Estados Unidos e mais 21 anos no Japão. O elemento-chave da proposta de valor do segmento de consumidores de terceira-idade é que em sociedades desenvolvidas as pessoas dessa faixa etária controlam a maior parte da riqueza. Adicionalmente, pessoas estão trabalhando por mais tempo e as empresas precisam obter vantagem da experiência e potencial desses trabalhadores acima dos 65. E, conseqüentemente, eles estarão consumindo por mais tempo também.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo