>Por Angélica Montana Martinez, aluna do Núcleo de Varejo da ESPM:

As TENDÊNCIAS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA E SEU CONSUMO foram apresentados pela CEO do IBOPE Inteligência, Márcia Cavallari Nunes, em palestra na passada sexta-feira.

Com diminuição no ritmo do crescimento na população brasileira; aumento das mulheres na distribuição para 51,3%; população ficando mais velha; aumento na media de anos de estudo para 6,8; taxa de ocupação crescente para 91,8%; tendência de queda na desigualdade social; economia crescente a pesar das crises interna e externa; mudanças na estrutura familiar e principalmente o momento de “Janela Demográfica” (pessoas com idade potencialmente ativa) que o pais atravessa; as empresas se enfrentam a grandes desafios para acompanhar as mudanças da população.

As novas necessidades a atender, surgem do lado emocional, dando maior atenção ao prazer, qualidade de vida, saúde, estética, responsabilidade social e ecológica, liberdade, poder e espiritualidade das pessoas.

No varejo tradicional, as ações para satisfazer as novas tendências deverão se focar em:
ü Humanização do canal
ü Inclusão de novas mídias eletrônicas
ü Uso de estímulos sensoriais e interativos
ü Valorização da experiência de compra
ü Aumento do e-commerce e do Marketing eletrônico
ü Loja virtual – Loja demonstração
ü Inovação
ü E-mail marketing com ofertas personalizadas.

O novo consumidor incorporará a sustentabilidade na sua vida, exercendo pressão às empresas neste aspecto; terá acesso a grande quantidade de informação; se enfrentará a revolução tecnológica e digital, à crise ambiental; e fará parte de uma sociedade mais crítica, participativa e melhor informada.

Agosto 13 de 2010.