Você está passeando pelo shopping e encontra aquele produto que estava procurando há muito tempo.Então pega o celular, procura reviews do produto, pesquisa os menores preços, posta uma foto dele no Facebook e pede a opinião dos amigos. Tudo isso dentro da loja, na frente do produto e do vendedor. Mas não fique com vergonha, essa é uma pratica cada vez mais comum entre os showroomers: consumidores que encaram as lojas apenas como um showroom.

O fenômeno Showrooming é o destaque na NRF (National Retail Federation) 2013, maior conferência do varejo mundial. Fenômeno que é encarado pelos varejistas brasileiro como inimigo, já que mais de 14% do faturamento do online já vem destes tais showroomers, ou seja, de pessoas que foram até a loja e acabaram comprando o mesmo produto em outro lugar.
Para não encarar esse fenômeno com uma batalha, os empresários precisam se adequar, pensando em como integrar o online com o offline. Uma possibilidade seria ter um programa de afiliados entres os vendedores, que fizesse com que eles também ganhassem com as vendas online, já que são eles os primeiros a boicotarem o e-commerce da marca, sem pensar ou sem ter o conhecimento de que o consumidor é o mesmo.

Os empresários devem agir rápido na integração do online com o off-line através do mobile, já esse comportamento do consumir só tende aumentar, visto que 6% de todas as buscas relacionadas a comercio no Brasil, no google, se originam de aparelhos moveis, transformando o dispositivo móvel em um grande influenciador na decisão da compra, além de um meio para efetuá-las.

(Por Publicitários) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo