O movimento no comércio varejista de todo o país aumentou 13,8%, em janeiro, em relação a igual mês do ano passado, a maior alta já registrada desde 2008, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Na comparação com dezembro, houve aumento de 1,5%.

Dos seis setores pesquisados, o de móveis, eletroeletrônicos e informática foi o que apresentou o melhor desempenho na comparação anual, com elevação de 15,6% ante janeiro de 2012 . Em relação a dezembro, houve aumento de 9,7%. Segundo avaliação dos economistas da Serasa Experian, a demanda aquecida foi estimulada pelos benefícios fiscais, razão que também motivou a grande procura por veículos, motos e peças.

As concessionárias lideraram a alta do movimento em relação a dezembro, com aumento de 10,8%. Comparadas às de janeiro do ano passado, as vendas foram 4,8% maiores. Os analistas da Serasa justificaram que o consumidor foi atraído pela queima de estoques dos veículos com Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido.

No comércio de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, ocorreu alta de 3,1% ante dezembro e de 3,9% na comparação com janeiro do ano passado. Nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, o movimento ficou estável, mas sobre janeiro de 2012 foi constatada alta de 6,3%.

Em lojas de materiais de construção, o movimento foi 4,2% maior do que em dezembro e 6,2% superior ao de janeiro do ano passado. A única baixa em relação a dezembro foi verificada no comércio de combustíveis e lubrificantes (-0,5%). Porém, sobre janeiro de 2012, o movimento cresceu 7,8%.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo