“A perspectiva para o comércio este ano é boa. Acreditamos que a economia melhore e a inadimplência caia ao longo do ano, mas é importante ressaltar que, como o Carnaval ocorrerá em fevereiro, é provável que esse movimento comece a partir de março.” ROGÉRIO AMATO, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) – que reúne 420 Entidades (ACs).  O Indicador de Movimento do Comércio (IMC) – vendas a prazo – cresceu 3,0% no mês de janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado, com o mesmo número de dias úteis. O indicador sinaliza aceleração frente aos 1,8% registrados na quinzena de janeiro deste ano.

Na mesma base de comparação entre períodos, o Indicador de Consultas de Cheque (ICH) – vendas à vista – registrou alta de 3,0%, mostrando desaceleração em relação aos 6,1% da 1ª quinzena de janeiro, refletindo o término das liquidações pós-Natal, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), baseada numa amostra de dados de clientes da Boa Vista Serviços, que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

Inadimplência:

O Indicador de Registro de Inadimplentes (IRI) – registros recebidos/carnês em atraso – apresentou alta moderada de 4,0% no mês, na comparação com o mesmo período de 2012.
O Indicador de Recuperação de Crédito (IRC) – registros cancelados/renegociações de crédito – também registrou leve alta de 1,4% (na mesma comparação entre períodos), voltando ao padrão normal de começo de ano.
O comportamento é sazonal. As elevações são muito moderadas em relação a janeiro de 2012, quando o IRI apresentou alta de 13,5% e o IRC de 11,9%.

(Por Cidade Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo