É o que aponta o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, na comparação com o ano anterior. Apesar disso, entre novembro e dezembro, a inadimplência recuou 1,5%.

Em 2012, as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços) deram o maior impulso à inadimplência do consumidor, com alta de 28,8% sobre 2011. Já nos bancos, a alta foi de 8,2% e, nos títulos protestados em cartório, de 1,6%. A devolução de cheques foi o único componente a registrar declínio no ano de 2012, de 8,3%.

Segundo a análise da Serasa, o forte endividamento do consumidor, crescente desde 2010, foi o principal fator responsável pelo aumento da inadimplência em 2012. A entidade lembra que, não fosse o desemprego baixo e a expansão contínua da renda, o índice poderia ter sido ainda maior.

Para 2013, a expectativa é de uma redução dos níveis de inadimplência, seguindo o movimento que  começou, ainda que timidamente, no segundo semestre do ano passado.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo