No início de novembro, iniciaram rumores de que a Apple abriria sua primeira loja própria no Brasil, no recém-inaugurado shopping carioca VillageMall. Os rumores eram reforçados por supostos anúncios, publicados on-line, de vagas de trabalho para as lojas no Rio.

Logo em seguida, a Apple veio a público e confirmou: vai mesmo abrir sua primeira loja em solo brasileiro. Afirmava no comunicado: “estamos ansiosos por abrir a primeira Apple Store no Brasil, onde já temos consumidores, e esperamos ganhar outros mais. Não podemos esperar para oferecer nosso modelo único de varejo para os moradores do Rio de Janeiro”.

Mas, nesta semana sites especializados em tecnologia começam a pipocar a notícia de que eles terão, sim, que esperar. Se antes a ideia era abrir a loja ainda no primeiro trimestre de 2013, agora as últimas notícias dão conta que apenas em julho os cariocas terão uma Apple Store para chamar de sua.

Em novembro, especula-se, será a vez dos paulistanos. O motivo seria a falta de tempo para treinar os funcionários conforme o padrão que a marca mantém em suas lojas pelo mundo.

A Apple possui 390 lojas pelo mundo e planeja abrir mais 35 neste ano, a maioria fora dos Estados Unidos.

(Por NoVarejo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo