A Gradiente inicia hoje as vendas de sua nova linha de smartphones, cujo primeiro modelo será o “Neo One”.

A companhia pretende comercializar a nova família de produtos com a marca Iphone. Segundo comunicado divulgado ao mercado, a empresa pode usar a marca Iphone porque a IGB Eletrônica, sucessora da Gradiente, é detentora exclusiva dos direitos de registro da marca no país.

Em 2000, a Gradiente entrou com pedido de registro da marca Iphone no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Em de janeiro de 2008, a companhia teve seu registro concedido pelo órgão federal e passou a deter os direitos exclusivos de produção e comercialização dessa marca até 2018.

“A Gradiente não utilizou a marca até o momento porque sua prioridade foi promover a reestruturação de sua operação e permitir a retomada de seus negócios”, afirmou a empresa em comunicado. Esse retorno aconteceu no início de 2012, com o anúncio da Companhia Brasileira de Tecnologia Digital (CBTD), responsável pelo arrendamento e gestão das marcas da empresa.

A CBTD está produzindo e comercializando de forma ativa suas linhas de produtos e planeja expandir de suas atividades para 2013. Entre os acionistas da CBTD, 40% pertencem à Holding dos Acionistas da Gradiente (HAG), criada para abrigar os dois mil acionistas da IGB Eletrônica.

“Com o modelo de negócio consolidado, a companhia decidiu que era o momento ideal para trabalhar com uma marca adequada e que é de seu pleno direito de uso”, diz a Gradiente em comunicado.

(Por Valor Econômico) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo