>A conclusão é de um estudo anual realizado pela consultoria internacional A.T. Kearney, chamado Índice Global de Desenvolvimento do Varejo (Global Retail Development Índex ou GRDI). O País subiu da 8ª posição entre os países mais interessantes para investimentos em 2009 para a 5ª colocação neste ano. O levantamento avalia 25 variáveis, como nível de saturação do mercado e diferença entre crescimento do produto interno bruto e do varejo local, entre outros indicadores.

Um dos fatores que favoreceu o Brasil, segundo o relatório do estudo, é a expansão das empresas varejistas para regiões como o Nordeste e o Centro-Oeste, onde a competição ainda não é tão apertada quanto no Sudeste do País. “Para empresas brasileiras, a prioridade continua sendo a consolidação do seu próprio mercado doméstico”, afirma Markus Stricker, sócio da consultoria no Brasil e coordenador do estudo na América Latina.

De acordo com o GRDI, os Brics – Brasil, Rússia, Índia e China – ainda são os mercados de alta prioridade para expansão, conforme 80% dos 60 executivos de vários países entrevistados para o estudo.

Apesar disso, alguns mercados menores surgem como boas oportunidades para as companhias globais de varejo. Entre eles estão Kuwait, Uruguai, Albânia e Macedônia.

Confira a seguir o ranking dos dez mercados varejistas mundiais mais interessantes para investimentos:

1º China
2º Kuwait
3º Índia
4º Arábia Saudita
5º Brasil
6º Chile
7º Emirados Árabes Unidos
8º Uruguai
9º Peru
10º Rússia

Fonte: Supermercado Moderno