Foi lançada na terça-feira, 11 de dezembro, a Frente Parlamentar em Defesa do Comércio Varejista no Estado de São Paulo. O evento, que aconteceu na Assembleia Legislativa de São Paulo, contou com deputados e representantes do setor, que demonstram a importância do comércio varejista para a economia do Estado de São Paulo e do Brasil através do nascimento da Frente e seu ato de lançamento.

Presidida pelo deputado estadual Fernando Capez, o órgão pretende ser um fórum permanente de discussão, estreitando o relacionamento com os principais representantes do setor varejista de São Paulo, fomentando medidas e trazendo ainda mais estímulos para o seu crescimento econômico dentro do Estado. “Nossa luta é por uma política de Estado que incentive o comércio varejista enquanto produtor de riqueza”, frisou Capez.

Para o deputado estadual Orlando Morando são inúmeros os benefícios para o setor com a criação da Frente, sendo o mais importante o zelo pela não aprovação de leis mal intencionadas. “Não podemos mais aprovar leis sem ouvir a iniciativa privada”, alertou Morando.

Carga tributária

Um dos principais focos da Frente será a redução da carga tributária entre indústria e comércio varejista do Estado de São Paulo. Segundo seus membros, “a “uta será pela diminuição de encargos tributários para produtores e comerciantes do Estado, sem penalizar a arrecadação”.

Para o coordenador do Conselho do Varejo, Nelson Kheirallah, “é função do Estado preservar os empregos e as empresas. Não podemos continuar assistindo empresas fecharem em menos de um ano por conta de tanta taxa tributária”, afirmou.

Fernando de Castro, presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), lembrou a importância do setor para a economia nacional – geradora de 600 mil novos empregos em 2011, representando 22% do PIB nacional e 25% do mercado empregatício do país. ” O varejo é também responsável por esta modernização que vemos hoje no Brasil”, completou.

O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio Varejista no Estado de São Paulo se faz num momento oportuno para o setor e para uma economia brasileira pujante. Se bem administrada, com certeza trará bons resultados para o setor e para seus envolvidos, como bem frisou o deputado estadual Fernando Capez ao final do seu lançamento: “jamais desistiremos desta causa, ela não é apenas interessante para o setor varejista, mas também para as pessoas que necessitam do seu emprego”.

A Frente tem como membros os seguintes deputados: Celino Cardoso, José Bittencourt, Orlando Morando, Vitor Sapienza, Geraldo Cruz, Chico Sardeli, Gerson Bittencourt, Antonio Salim Curiati, Itamar Borges, Célia Leão, Rodrigo Moraes, Ed Thomas,  Mauro Bragato, Edson Ferrarini, Maria Lúcia Amary, André Soares, Ulysses Tassinari, Cauê Macris, Gilson de Souza e Pedro Tobias.

(Por NoVarejo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo