conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar irá analisar, nesta sexta-feira (14/12), o planejamento estratégico da companhia para o período de 2013 a 2015. No fim deste período, o grupo espera atingir receita bruta de R$ 87,5 bilhões, valor 52,4% superior aos R$ 57,4 bilhões que devem ser alcançados neste ano, nas contas da rede.

A expansão será puxada pelo negócio de alimentos, em especial pela abertura de lojas das bandeiras Assaí e Minimercado Extra. Entre 2013 a 2015, a companhia pretende abrir 120 pontos do Minimercado Extra ao ano, com atenção especial para a Grande São Paulo. A rede de atacarejo deve inaugurar pouco mais de 40 lojas nos três anos.

A participação do negócio de alimentos nas vendas do GPA deve crescer gradativamente, de cerca de 54% em 2012 para 58% em 2015. Os não-alimentos deverão encolher na mesma velocidade. Até 2015, a companhia espera investir  cerca de R$ 3,2 bilhões em equipamentos, considerando todos os negócios da rede.

Franquias

O GPA estuda, ainda, tomar um caminho inédito até o momento: abrir lojas no formato de franquias da empresa. O assunto, entretanto, ainda é tema de longas discussões entre o conselho e a diretoria executiva, e só deve ser aprofundado na reunião de planejamento daqui a um ano, em 2013. No Brasil, apenas o supermercado Dia, controlado pelo grupo Carrefour, opera dessa forma e registra altas taxas de expansão. A ideia é crescer mais rapidamente investindo menos.

O Grupo Pão de Açúcar foi procurado para comentar as informações, mas não se manifestou.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, núcleo de estudos do varejo