>Apesar disso, as empresas ainda não estão investindo suficientemente nesse público. Segundo o Painel Data Sênior 2009, realizado pela Somatório Pesquisas em parceria com o Brasil Data Sênior & Comunicação, apenas 25% dos entrevistados consideram os produtos e serviços adequados às suas necessidades.
O número de pessoas no Brasil com mais de 50 anos já é superior a 21 milhões, segundo a PNAD – 2008 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio). E a expectativa, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), é de que até 2020 o público de terceira idade atinja 29,3 milhões de pessoas no Brasil. Juntas, elas somarão uma renda de R$ 25 bilhões.
O levantamento também apontou o perfil desse consumidor. Para se ter uma ideia, 91% frequentam supermercados. E, embora apenas 22% dos 1.523 entrevistados ainda façam parte do mercado de trabalho, 93% possuem renda em razão das maiores garantias previdenciárias. Outro dado é que 40% dos domicílios pesquisados são compostos por casais sem filhos, viúvos ou separados que vivem sozinhos. Esse público é mais propenso a consumir do que a poupar.
Segundo Paulo Carramenha, diretor geral da GfK Brasil, a maioria dos segmentos de mercado ainda não acordou para a real oportunidade que o crescimento dessa população representa para os negócios. “Perto do potencial identificado, a demanda ainda é bastante pequena”, afirma Carramenha.
Fonte: M&MOnline – 18/06/2010