>De acordo com a Associação de Lojas de Departamentos do Japão, os turistas não japoneses – principalmente os chineses – tem sido o único ponto brilhante desse setor varejista que vinha passando por dificuldades. As compras realizadas pelas não japonesas foram 2,2 vezes maior em fevereiro comparado com o mesmo ano de 2009. No acumulado, em abriu subiu 37,3% chegando a ¥ 2,4 bilhões de faturamento.
Cerca de 80% dos clientes das lojas estrangeiras são da China Continental, onde o rápido crescimento econômico está impulsionando a renda em alguma regiões.
Além disso, facilitar o ano passado, de exigência de visto para turistas chineses tem empurrado para cima o patrocínio chinês, disse a associação.
A associação estima que as vendas para os turistas estrangeiros neste ano, incluindo os produtos duty-free, atingirá cerca de ¥ 40 bilhões, e talvez 100.000.000.000 ¥ 2015.

Fonte: Kyodo News
Tradução e adaptação: Tatiana Lacerda