De janeiro a outubro, as perdas com fraudes representaram 0,4% do valor arrecadado com as operações efetuadas no comércio eletrônico. Além disso, o número de tentativas de fraude correspondeu a 3,2% do volume de operações registradas nesse período, crescimento expressivo em relação ao 1,9% verificado no mesmo período de 2011. As informações são de um estudo da FControl baseado em dados da consultoria e-bit.

Conforme o estudo, o valor médio das fraudes foi de R$ 595,72% superior ao valor médio das compras online no País. Os itens mais procurados pelos fraudadores são os telefones celulares, representando 31,2% das fraudes efetuadas no ano, e produtos de informática, com 27,2%. Eletrônicos (16,4%) e  eletrodomésticos (7,6%) vêm em seguida.

Segundo Marcelo Theodoro, diretor de serviços financeiros do BuscaPé, grupo que engloba a FControl, os dados mostram que os cibercriminosos preferem agir sobre produtos com valor agregado mais alto e que sejam fáceis de ser revendidos. Outra informação destacada por ele é que a maioria das fraudes no comércio eletrônico são efetuadas em transações feitas com cartões de crédito e débito.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo