Esses dois canais de venda elevaram o faturamento com eletroeletrônicos em 28,4%, entre janeiro e agosto de 2012 em comparação com igual período do ano anterior, de acordo com estudo da consultoria GfK. Em contrapartida, as lojas especializadas – inclui as de eletroeletrônicos, Telecom, Foto e Informática – registraram queda de 4,2% na receita.

Segundo a análise da GfK, os hipermercados e as lojas de departamento souberam atrair o consumidor de forma efetiva em relação à redução do IPI do que os demais canais. Além da linha branca, também tiveram alta mais expressiva nesses dois segmentos de varejo produtos como eletroportáteis e de telecomunicação.

Considerando o mercado de eletroeletrônicos como um todo, esse setor movimentou R$ 54,3 bilhões nos três primeiros meses do ano. Entre os produtos com maior crescimento estão consoles de videogame (alta de 126,8%), tablets (122%), TV LED sem 3D (79,6%), multiprocessadores (78,2%) e máquina de cortar cabelo (72%).

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo