É o que aponta pesquisa do Pyxis Consumo, ferramenta do Ibope para dimensionar o mercado nacional. De acordo com o estudo, os brasileiros devem gastar R$ 36,24 bilhões em produtos de beleza neste ano, 15% mais frente aos R$ 31,41 bilhões de 2011. Já nos itens de higiene, o gasto estimado para 2012 é de R$ 12,34 bilhões, também 15% acima do consumido no ano passado.

Na divisão regional, o Sudeste deve representar 50% do consumo de produtos de beleza do País, seguido pelo Nordeste (18%) e Sul (16%).Mas os moradores da região Sul são os que mais gastam com esses produtos. Lá o consumo anual é de R$ 252,83 por habitante, enquanto no Centro-Oeste é de R$ 245,86, e no Sudeste, de R$ 239,45.

No caso dos itens de higiene, a liderança também é do Sudeste, com 49% do consumo do País e gasto anual per capita de R$ 80,19. Da mesma forma, o Sul tem uma parcela menor do consumo nacional, de 18%, mas um consumo por habitante maior de R$ 93,62.

Os produtos de beleza auditados pela Pixis foram perfumes, colônias, maquiagem, cremes hidratantes e de tratamento, filtro solar, esmalte, desodorante e tinta para o cabelo. Já os de higine foram escova de dente, creme e fio dental, xampu, sabonete, esponja para banho, barbeador, lenço de papel, papel higiênico, absorvente, aparelho de barbear e aste com ponta de algodão.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo