Em breve, os brasileiros não vão mais precisar viajar para o exterior para comprar um iPhone, iPad ou Mac numa Apple Store. A Apple publicou, nesta segunda-feira, uma série de anúncios buscando profissionais para trabalhar numa loja de varejo no Rio de Janeiro. É indício claro de que a empresa se prepara para inaugurar, lá, a primeira Apple Store do país. Os anúncios são para cargos como gerente, encarregado de estoque, líder de loja e líder regional.
Os textos indicam que pelo menos uma Apple Store está a caminho. Além disso, o fato de a empresa estar buscando um “líder regional” sugere que talvez haja mais de uma loja em seus planos, o que faria sentido em vista do tamanho do país. A vaga de gerente, por exemplo, especifica “loja de varejo” como local de trabalho. Vejamos sua descrição:
“Manter a prosperidade de uma Apple Store exige um conjunto diferenciado de habilidades de liderança e, como gerente, você deverá ser um mestre em todas elas. No ambiente rápido e dinâmico da loja, você deverá demonstrar controle, aprendendo com cada novo desafio.”
O texto prossegue: “Você montará e inspirará equipes de alto desempenho com pessoas únicas, que ofereçam experiências positivas para os clientes que aprendem, compram e buscam ajuda. O mais importante é que você compartilhará a visão da Apple com os funcionários e clientes.”
Quando o usuário clica no botão Enviar Currículo e prossegue com o processo para se candidatar ao emprego, o site informa, como local de trabalho, a cidade do Rio de Janeiro. Se for confirmada, essa futura loja carioca deverá ser a primeira Apple Store na América Latina.
Por enquanto, a empresa possui 394 unidades em 14 países. Elas ficam nos Estados Unidos, Canadá, Europa Ocidental, Japão e Austrália, além da China, o único país emergente nessa lista. Agora, além do Brasil, a Apple procura profissionais para atuar numa loja na Turquia, o que indica que ela terá uma Apple Store naquele país também.
As lojas da Apple são ambientes amplos e elegantes, com rede Wi-Fi grátis para acesso à internet e os gadgets da empresa disponíveis para os interessados experimentarem. Em todas elas, há o chamado Genius Bar, um balcão onde técnicos esclarecem dúvidas e prestam assistência aos usuários. Além de vender os produtos da maçã, as lojas oferecem acessórios de outras marcas. Costumam estar sempre lotadas.
(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo