É o que apontam os dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas). A inadimplência do consumidor registrou alta de 4,74% em outubro de 2012, ante o mesmo período de 2011. Na comparação com setembro deste ano, houve crescimento, de 7,39%.

Já o indicador de vendas do varejo do SPC Brasil registrou alta de 0,81% em outubro, na comparação anual. O número marca a retomada do indicador, que vinha de quatro retrações seguidas. Sobre setembro, o avanço foi maior, de 7,66%. É importante ressaltar que as vendas do comércio são calculadas pela entidade com base no número de consultas feitas aos CPFs dos consumidores.

Na avaliação do SPC Brasil e da CNDL, o aumento da inadimplência veio na sequência das compras referentes ao Dia dos Pais. O crescimento das vendas já era previsto por conta do Dia da Criança. Além disso, o número reduzido de dias úteis em setembro, em relação a outubro, colaborou para que ambos os índices tivesseem elevações neste mês.

(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo