>Confira matéria publicada hoje no Jornal DCI sobre o desempenho das vendas no comércio varejista no Dia das Mães.

Depois de comemorar alta de vendas de até 50% no Dia das Mães, o varejo não deve ter grandes períodos de baixa: já se prepara para a Copa do Mundo e para o Dia dos Namorados, tendo um primeiro semestre mais aquecido do que em anos. Muitas redes e shopping centers realizam compras e campanhas conjuntas para essas datas, o que deve fazer com que reduzam custos e tenham uma rentabilidade maior.

É o caso do Shopping Interlagos, na zona sul de São Paulo, que além ter registrado quase o dobro de vendas do projetado pelo setor para o Dia das Mães, com alta de 12%, uniu as campanhas, percebendo que deve ocorrer uma antecipação das compras. “Este ano optamos por somar esforços devido ao fato de as datas estarem todas próximas. Percebemos ainda que o consumidor se prepara para antes da Copa e une os presentes, comprando também para o Dia dos Namorados”, explica a superintendente do centro de compras, Carla Bordon Gomes.

De acordo com a executiva, muitos lojistas seguiram este movimento, e já estão se preparando com estoques para as duas datas. Para Carla, o Dia dos Namorados será mais forte, equivalendo ao Dia das Mães.

Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), a projeção do setor era de vendas 7% superiores às do mesmo período do ano passado, mas o shopping, que pertence ao Grupo Savoy, registrou crescimento de 12% e também teve um forte movimento de consumidores. Só no último sábado acredita ter recebido 132 mil pessoas, quase 20% mais do que num sábado normal, quando 110.000 pessoas visitam o empreendimento, com o que muitos lojistas estenderam o seu horário de funcionamento. “O sábado foi como uma véspera de Natal, estava muito cheio, mas os lojistas se prepararam bem e só tiveram de repor alguns itens”, disse Carla.

A campanha conjunta, que criou um concurso com duas etapas, dará ao ganhador um carro Honda Fit. Na próxima semana, paralelamente, também devem começar ações específicas para a Copa do Mundo. Segundo a superintendente, o investimento foi de R$ 400 mil, dentro da média do que costumam investir em campanhas, e o objetivo não foi reduzir custos, mas potencializar vendas.

Outro mall do Grupo Savoy, o Central Plaza Shopping, também em São Paulo, registrou vendas ainda maiores, com aumento de 17% e fluxo de consumidores 12% maior, até superando as expectativas, de acordo com o superintendente do local, Fábio de Sousa Médici. O Shopping Butantã, que pertence a rede Carrefour, afirmou que suas vendas com a data aumentaram 10%.

Apesar de não ter ainda os números das vendas consolidados, a Sonae Sierra Brasil, que administra dez shoppings no País, afirma que também optou por criar uma campanha conjunta para o Dia das Mães e para o Dia dos Namorados, que será feita em todos os seus empreendimentos, o que faz com que reduza gastos. Com investimentos totais de cerca de R$ 5 milhões, a campanha inclui o sorteio de 21 automóveis Fiat 500.

Outro segmento varejista que registrou vendas até maiores do que as dos shoppings e do varejo físico em geral é o comércio eletrônico (e-commerce). A Sack’s, que afirma ser hoje a maior varejista de perfumes e cosméticos da América Latina e só tem vendas pela internet, registrou crescimento de 50% frente ao Dia das Mães de 2009. “Fazemos um planejamento bem estruturado para o período e já esperávamos altas de pelo menos 35%; os estoques acompanham nossa previsão”, explica Carlos André Montenegro, sócio diretor da Sack’s, que esteve no evento E-commerce Summit 2010, ocorrido na última semana, em São Paulo.

O executivo diz que os decisores realizaram algumas compras também já pensando no Dia dos Namorados, cuja campanha começa nesta segunda-feira e que é a terceira melhor data do ano para a companhia, depois de Natal e Dia das Mães.

Outra marca do grupo, o Glamour, site que comercializa roupas e acessórios de grife, também registrou alta de 300% das vendas, já que ainda é recente e agora está contando com uma base maior de clientes.

Segundo Montenegro, há previsão de trazer este ano duas novas marcas, que ainda não estão no Brasil, e, se possível, com contratos de exclusividade, como od que possui para vender os perfumes da Chanel, por exemplo, o que diz também resultar em um impacto direto nas vendas do site, que recebe 4 milhões de visitas por mês.

De acordo com a e-bit, empresa especializada e-commerce, o Dia das Mães deve faturar R$ 620 milhões em vendas de bens de consumo neste ano, obtendo um crescimento de 40% ante os R$ 440 milhões registrados no mesmo período do ano passado.

Comemorando alta de vendas de até 50% no Dia das Mães, o varejo se prepara para a Copa do Mundo e para o Dia dos Namorados com compras e campanhas conjuntas, visando a obter maior rentabilidade.