>Ah Garoto! Me pergutem: Por que? Varejo é o Canal! Esses e outros bordões são algumas características marcantes do Professor Oreste Cotroni, responsável pela Oficina de Merchandising realizada todos os semestres aqui no Retail Lab (O laboratório experimental de varejo da ESPM).

Na oficina, todos os alunos da graduação podem se escrever já no primeiro semestre e aprendem as noções básicas de merchandising. Em 5 aulas, além de conhecer a teoria, os alunos são convidados a fazer algumas visitas técnicas em super e hipermercados, mercados de vizinhança e farmácias para aprender na prática como são feitas as ações de merchandising das grandes empresas no ponto de venda e ouvir dos promotores qual a importância de se ter o produto bem posicionado, limpo e visível aos olhos do consumidor. O objetivo da oficina é auxiliar na formação acadêmica de futuro gestores campeões.
Neste semestre os alunos tiveram contato com empresas como RedBull e Marins. A primeira realiza um forte trabalho de exposição da marca nos pdvs. Já Marins é uma fornecedora de displays para ponto de venda. Essas empresas puderam passar para os alunos um pouco do trabalho realizado. O contato, além de gerar network, mostra para os alunos que varejo é coisa séria e que é necessária muita disposição e visita a campo para conhecer o consumidor e saber como ele compra.

Tatiana Lacerda Fagundes