As redes Pão de Açúcar e Extra têm novas sacolas reutilizáveis em suas lojas, aproveitando o momento em que se discute a validade das embalagens descartáveis. Na primeira, seis novas estampas foram criadas, inspiradas em frutas, legumes e flores. Já no Extra, são 5 novos modelos, alguns dos quais remetendo à proximidade da Copa do Mundo no Brasil.

As sacolas estão disponíveis em todas as lojas do Brasil, suportando até 15 quilos de compras. O preço foi estipulado em R$ 2,49. Segundo Lígia Korkes, gerente de sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar, a intenção é “convencer os consumidores de que o uso de sacolas reutilizáveis é um compromisso de cada pessoa com o meio ambiente e a sociedade.

A novidade vem em um momento em que está em jogo a continuidade das sacolas plásticas descartáveis no varejo, em especial em São Paulo e Belo Horizonte. Na capital paulista, uma briga judicial já provocou a proibição da distribuição gratuita das embalagens nos supermercados, que depois voltou a ser autorizada. Já em BH, o Procon proibiu a venda das sacolas plásticas, após identificar a formação de um cartel na negociação do produto.