>Recentemente, Jayne O’Donnell lançou nos Estados um livro chamado Gen BuY: How Tweens, Teens and Twenty-Somethings Are Revolutionizing Retail. O livro vem tratar como esse tema vem crescendo e quais são os hábitos de compras da Geração Y e a capacidade de influência sobre o varejo.
Depois de três anos de pesquisas, O’Donnel ressalta alguns pontos importantes:
– A geração Y é composta por 84 milhões de pessoas em todo o mundo
– Em 2017, eles terão mais poder de compra que os Baby Boomers
– Souberam controlar os seus gastos no período de recessão
– Metade dos Gen Y já são adultos, e pretendem comprar casas em primeiro lugar, depois ter filhos e construir relacionamentos duradouros.

Segundo O’Donnell, existem três características fundamentais da Gen Y que os varejistas devem levar em consideração. A primeira delas é a tecnologia, e isso o varejo já tem feito com sucesso trazendo mobilidade e aproximando os clientes por meio da internet, celular e redes sociais. Essas iniciativas deixam os consumidores fieis e facilita o boca-a-boca ou o compartilhamento on-line.
O segundo é perceber a personalidade techno, o que O’Donnell descreve como “Eu quero o que eu quero quando eu quero.” Gratificação imediata é a meta, e compra por impulso, sem um orçamento estão se tornando tendência entre os consumidores mais jovens. Mas a personalidade techno significa mais do que isso, é orientada visualmente, procurando os melhores e mais produtos, em uma loja ou site que irá participar ativamente.
E por último, a confiança. A Geração Y está mudando a relação de consumo no varejo. Espera por mais e quer produtos personalizados (por exemplo, Nike ID ou Threadless.com t-shirts). Não basta apenas exercer a experiência de compra, mas quer fazer parte de todo o processo.
As marcas que souberem fazer isso corretamente vai prosperar. Esse é o futuro quase presente nas tendências de compra desses novos consumidores.

Tradução e adaptação: Tatiana Lacerda Fagundes
Fonte: Retail’s Big Blog – 26/04/2010