Os acionistas do Pão de Açúcar aprovaram nesta quinta-feira, em assembleia geral extraordinária (AGE), a reforma do estatuto social da empresa, prevendo que seu conselho de administração terá um presidente e um vice e que eles poderão ser destituídos pela assembleia de acionistas, entre outros itens.

Os acionistas ainda elegeram Arnaud Daniel Charles Walter Joachim Strasser como vice-presidente do conselho, depois de aprovar a criação do cargo. Em 27 de setembro, reunião do conselho da empresa aprovou várias mudanças no estatuto, apresentadas pelo acionista controlador, o Casino, como a redução do quórum para realização das reuniões desse conselho de dez para oito membros.

Entre as alterações aprovadas estão a previsão de que na ausência ou impedimento do presidente do órgão, ele poderá indicar outro conselheiro como seu substituto, cabendo ao vice-presidente substituí-lo, em caso de ausência de tal substituto. Foram aprovadas ainda a retirada da obrigatoriedade de que os membros do conselho sejam acionistas da companhia; a redução de sete para cinco dias do prazo para que o presidente atenda a pedidos de convocação de reunião do órgão apresentada por outros conselheiros; a facilitação da participação remota dos conselheiros nas reuniões e a previsão de que o conselho terá um regimento interno.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo