A iluminação para o comércio é diretamente ligada ao marketing e à gestão da empresa. Atividade do estabelecimento, perfil do público, tipo de atendimento e o estilo de vendas são alguns dos itens necessários na hora de projetar para unir a iluminação à experiência de compra e gerar resultados. Para isso, nada melhor do que um profissional especializado, que aplicará as soluções luminotécnicas em harmonia, respeitando as normas de iluminação para interiores.
Mas por que a iluminação é tão importante no comércio? Primeiro, ela deve chamar a atenção dos clientes, se destacando por conta da fachada, vitrine ou interior. Deve aproximar o cliente da vitrine. O local onde a loja está instalada também é um fator que desmitifica a generalização de aplicabilidade da luz. “Quando as vitrines estão em lojas de rua é importante um destaque superior ao que existir do lado de fora, sendo no mínimo de 1000 a 2000 lux para evitar o efeito de espelhamento”, afirma Leandro de Barros, especialista em iluminação e palestrante da Lâmpadas Golden.
Além disso, deve despertar o interesse do cliente com a valorização das características dos produtos expostos. ”Para iluminar ferramentas, por exemplo, uma iluminação difusa é mais apropriada, enquanto que roupas e acessórios de moda podem ter uma iluminação mais direcional para valorizar a modelagem, além de um IRC superior a 80”, aconselha.
A iluminação também tem que criar um ambiente agradável, pois isso influencia diretamente no comportamento e tempo de permanência do comprador. Principalmente nas fachadas, a valorização da arquitetura deve ter integração com a identidade corporativa, levando em conta a proposta comercial do estabelecimento. É importante a fácil adequação do sistema luminotécnico para que as mudanças nos produtos tenham uma iluminação adaptável para uma nova coleção ou tendência, e sejam facilmente manipuladas pelos trabalhadores do estabelecimento.
O mercado tem tido uma inclinação para usar a tecnologia LED, por conta das vantagens em manutenção, durabilidade, temperatura e economia. Mas se é necessária a fidelidade total de cor do objeto iluminado, a melhor a ser utilizada ainda é a halógena, que tem um IRC de 100, enquanto o LED possui um IRC entre 70 e 80.
(Por NoVarejo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo