O terceiro dia do Advertising Week foi extremamente focado em social media e branded content. Os painéis chamam a atenção para o uso de ferramentas como redes sociais, branded content e storytelling para a construção de identidade e de significado para os anunciantes.

Para os participantes, a premissa do segmento de conteúdo é entregar algo mais elaborado e atualizado para o público. “Por isso, passamos a competir até com algumas editoras na busca por talentos em jornalismo e profissionais de comunicação”, diz Andrew Deitchaman, da Mother. Para Jon Steinberg, da Buzzfield, todas as plataformas de conteúdo são bem vindas na hora de conversar com o consumidor. “Você pode até querer investir apenas nas redes sociais, mas pode ganhar muito mais se mantiver uma conversa frequente com seus consumidores onde eles estiverem. Se estão no mobile, é lá que você tem que estar “, diz.

Desta forma, Steinberg deu início a uma nova fase de discussão no painel Wired Next, promovido pela revista Wired. É consenso que os dispositivos móveis serão os novos filões do mercado, mas ainda há muito receio, sobretudo por parte dos anunciantes.

Em tempos de vacas magras, o setor de marketing das empresas prefere investir em meios que possuem mensuração de resultados. Entretanto, de acordo Steinberg, isso vai começar a mudar. “À medida que você vê o seu consumidor passando horas de olho na pequena tela, alguma coisa você vai ter que fazer para chamar a atenção dele”, apregoa.

Já em storytelling, o painel patrocinado pela Pandora, empresa do setor de música e internet, trouxe nomes como Ty Montague, da Co Collective e o brasileiro Christian Haas, da Goodby, Silverstein and Partners, que explicaram um pouco mais sobre o que está por trás da arte de contar uma história. Montague deu dicas à plateia sobre como elaborar um universo por trás de uma marca. “O primeiro passo seria encontrar um protagonista e propor desafios e dificuldades para ele. Ao final da jornada ele encontrará o caminho certo e vai gerar um grande significado para a marca”, avalia.

Christian Haas levou ao público o case The science of imitation milk (assista a um dos comerciais abaixo), uma campanha em resposta a todos os produtos que parecem – mas não são – leite, como os leites de soja e de coco. A ação partiu do princípio que o verdadeiro leite possui apenas um ingrediente: o próprio produto. E todos sabem de onde ele vem. Já o leite de soja, por exemplo, possui diversas combinações e ingredientes. A agência conseguiu unir sarcasmo e humor criando uma história com muitos elementos.

O Advertising Week está acontecendo de 1º a 5 de outubro em diversos centros de convenções nas imediações da Times Square, em Nova York. Ao todo, o evento é composto por 185 encontros oficiais, entre painéis, coquetéis e apresentações.

(Por Meio & Mensagem) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo