Nos dias 9 e 10 de outubro, o POPAI Brasil, associação internacional de marketing no varejo, realiza a 2ª edição do SIMVAREJO – Seminário Internacional do Marketing no Varejo. O evento será realizado no Centro de Convenções Espaço APAS, em São Paulo, das 14 às 18h.  Este ano, as apresentações focarão dicas práticas e cases de sucesso sobre o tema central “Os dez pontos principais para diagnosticar, elencar e inovar no varejo”. O SIMVAREJO conta com o apoio institucional de várias entidades, como a Associação Paulista de Supermercados (APAS).

As palestras trarão ainda tendências e técnicas de valorização do ponto de venda, sobre os temas merchandising, arquitetura comercial, visual merchandising, comunicação e sinalização no ponto de venda. “A ideia dessa edição do SIMVAREJO é apresentar ao participante do evento a ‘receita do bolo’, ou seja, tangibilizar o que é apresentado como tendência em exemplos práticos, claros e com o passo a passo de como produzir a ação no varejo brasileiro”, ressalta Ana Claudia Costa, diretora executiva da entidade.

A experiência do shopper no ponto de venda será destaque das palestras ministradas pelos executivos internacionais Les Hiscoe, vice-presidente da Shawmut Design and Construction, e Randell Stone, sócio e diretor da Lippincott. Os executivos abordarão as questões centrais da experiência de consumo, apoiadas nas sensações que os múltiplos canais do varejo oferecem. Já Brian Miller, vice-presidente de desenvolvimento de lojas de varejo da MulvannyG2 Architecture, trará dicas sobre design e ambientação de loja.

O evento também contará com dois painéis. O primeiro, “Arquitetura de Varejo”, terá a moderação da Manoel Alves Lima, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), e participação de Julio Takano, presidente da ABIESV (Associação Brasileira de Indústrias e Equipamentos do Varejo), José Henrique, VP de Arquitetura do POPAI Brasil, e George Homer, presidente da RDI.
No dia seguinte, o painel “Visual Merchandising” será tema de debate entre Walter Bueno, consultor de visual merchandising, Heloisa Omine, sócia-diretora da Shopfitting, e Gilberto Strunck, sócio-diretor da DIA Comunicação. “Serão apresentados cases de moda/beleza, tecnologia e alimentos. Mostraremos de que forma áreas tão diferentes podem convergir no varejo”, explica a executiva.

Prêmio POPAI

Junto ao evento acontece também o Prêmio POPAI Brasil, que reconhece e premia os melhores projetos de comunicação para o ponto de venda. Em sua 13a edição, o prêmio vem com uma nova proposta de ambientação e exposição, em que a sedução e encantamento do shopper também estão presentes nos ambientes criados para abrigar as peças concorrentes.

Serviço:
SIMVAREJO – Seminário Internacional do Marketing no Varejo

Data: 9 e 10 de outubro
Local: Centro de Convenções Espaço APAS
Endereço: Rua Pio XI, 1.200 – Alto da Lapa – SP
Horário: das 14 às 18h
Inscrições: até 05/10/2012 no site www.popaibrasil.com.br ou pelo telefone (11) 3016-9777

(Por APAS) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo