Google, Apple e Microsoft são as marcas mais influentes do Brasil. As empresas ocuparam as três primeiras colocações na pesquisa Thought Leaders 2012 que indicou as 20 organizações mais influentes no país. O Facebook aparece na quarta colocação e em seguida a Petrobras. A pesquisa é realizada pela Ideal – The Reputation Agency e pela consultoria britânica The Leadership Group (TLG) e os resultados foram apresentados na manhã de hoje, dia 26, em São Paulo.  Para elaborar este ranking são ouvidos governo, empresários, mídia, ONGs e acadêmicos, além de formadores de opinião.  O resultado sugere que no Brasil as empresas de tecnologia norte-americanas possuem grande influência.

Entre as top 20, somente sete são locais. Entre as marcas nacionais Petrobras, Boticário e Vale são as mais influentes. Na quarta e na quinta posição entre as brasileiras, aparecem Natura e Banco do Brasil. A presença das estatais também é considerável. Das brasileiras, três são estatais – Petrobras, Banco do Brasil e Correios. Segundo o estudo, para 80% dos entrevistados, o principal benefício que uma empresa tem ao ser considerada líder de influência é a confiança das pessoas. Este elemento foi apontado como crítico, que dá à empresa uma espécie de “licença” para operar e crescer. Veja a lista completa:

20 marcas mais influentes do Brasil

1 Google
2 Apple
3 Microsoft
4 Facebook
5 Petrobras
6 Nestlé
7 Boticário
8 Sony
9 Visa
10 Coca-Cola
11 Volkswagen
12 Vale
13 Nike
14 Natura
15 Honda
16 Banco do Brasil
17 Correios
18 Mastercard
19 TAM
20 McDonald’s

10 marcas nacionais mais influentes

1 Petrobras
2 O Boticário
3 Vale
4 Natura
5 Banco do Brasil
6 Correios
7 TAM
8 Itaú-Unibanco
9 Bradesco
10 Petróleo Ipiranga

(Por  Mundo do Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo