A Elavon, empresa do setor de adquirência e processamento de cartões de crédito, débito e meios eletrônicos de pagamento, e a Bematech, especializada em soluções de tecnologia para o varejo e setor hoteleiro, anunciaram parceria emblemática para o setor brasileiro de captura de pagamentos com cartões.

Com o acordo, as empresas serão as pioneiras na implantação do conceito de ISO (Independent Sales Organization) no Brasil. Por meio desse modelo de negócio, amplamente utilizado pela Elavon nos Estados Unidos e na Europa, a Bematech passa a ser uma das principais vias de distribuição para a Elavon no Brasil.

Por meio de sua força de vendas indireta, com canais especializados em todo o Brasil, a Bematech passará a realizar a captação de estabelecimentos comerciais não só para a o uso de sua solução BemaTEF (Transferência Eletrônica de Fundos), como também prospectando esses varejistas para que possam fazer uso dos serviços de captura de transações da Elavon.

A Bematech também será responsável pelo treinamento e gestão dessas equipes de vendas, que atuarão em todos os Estados brasileiros.

“A associação inaugura um novo modelo de negócios para o setor de adquirência brasileiro. Os ISOs são muito comuns em outros mercados como o dos EUA, por exemplo”, diz o presidente da Elavon, Antonio Castilho.

“A Bematech facilitará nosso contato com os varejistas e possibilitará a apresentação de diferenciais como a oferta de produtos e serviços usados com sucesso em outros países, a capacidade global de processamento e diversas funcionalidades inovadoras desenhadas para cada segmento de mercado, que aos poucos serão lançadas no mercado brasileiro”, diz.

A Elavon, que anunciou sua primeira transação no Brasil em fevereiro de 2012, trabalha com uma perspectiva de conquistar uma fatia de 15% do mercado nos próximos oito anos.

Por sua vez, a Bematech espera ampliar consideravelmente a venda de sua solução transacional, que hoje já tem uma base instalada de aproximadamente 40 mil clientes.

Os produtos que serão explorados pela Bematech e Elavon incluem transações de débito e crédito das bandeiras Visa, Mastercard, Diners e Discover.

Setor

Segundo estudos da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), somente até o mês de julho, o mercado de meios de pagamento no país havia movimentado cerca de R$ 370 bilhões.

Números apontam que os meios eletrônicos de pagamento já representaram, em 2011, em torno de 54% no faturamento mensal dos estabelecimentos comerciais.

Além disso, a pesquisa apontou que os pagamentos por meio de cartão deverão representar, em 2015, em torno de 39% do total gasto pelos consumidores.

(Por Brasil Econômico) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo