A grife italiana Prada negou uma forte desaceleração nos gastos dos consumidores com artigos de luxo e divulgou, nesta segunda-feira, (24) um lucro líquido 59% maior no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2011.

O lucro líquido da Prada atingiu 286,4 milhões de euros (US$ 372 milhões) nos seis meses até julho, contra previsão média de 290,3 milhões de euros de seis analistas consultados pela Reuters.

A grife compete com marcas como Louis Vuitton, Gucci, entre outras.”Eu acho que temos que manter a calma e ser menos histéricos. Eu não vejo um mercado tão dramático”, disse o presidente-executivo da Prada, Patrizio Bertelli.

Os comentários de Bertelli durante uma teleconferência com analistas se seguem à afirmação da britânica Burberry, no último dia 11, de que teve um crescimento na China bem mais lento que o esperado, assustando investidores.

Mesmo assim, a Prada diz que espera “um crescimento bom de dois dígitos” em 2012 nas lojas com mais de um ano.

Perguntado sobre a Burberry, Bertelli se recusou a fazer comentários sobre a concorrente.

(Por Folha de S.Paulo) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo