>
Para o desenvolvimento do PGD (Projeto de Graduação em Design 2009-2), os alunos, Samuel Maia Campos Balbo e Sidnei Martins Barboza, elegeram um dos produtos da marca Native, o Açúcar Orgânico Native, para ser objeto de estudo de tal trabalho, pois trata-se de um produto orgânico, cujo mercado está em crescimento, e também, por ser o primeiro açúcar orgânico produzido no Brasil, pela Usina São Francisco, proprietária da marca Native que, atualmente, é a maior produtora e exportadora mundial desse produto, dominando também, o mercado brasileiro. É pioneira na produção de energia elétrica para a rede pública, a partir da combustão do bagaço da cana de açúcar, além de desenvolver um sério projeto de sustentabilidade.
Após estudos sobre o posicionamento desse produto no mercado brasileiro e sobre as estratégias da marca Native, formalizou-se o título desse trabalho em: O Design como ferramenta estratégica de comunicação no reforço do posicionamento da marca Native, pois o objetivo desse projeto é proporcionar, pelo uso das ferramentas do design, um melhor posicionamento da marca e desenvolvimento de mercado do Açúcar Orgânico Native, na medida que estimula o consumo consciente, pela comunicação dos valores e atitudes sustentáveis da empresa, assim como, dos benefícios à saúde pela ingestão de alimentos saudáveis.
Escrito por: Samuel Maia Campos Balbo e Sidnei Martins Barboza, graduandos do curso de Design 2009-2 ESPM