Se a classe média brasileira fosse um país, ela estaria no G20 do consumo mundial. A conclusão é parte do estudo “Para entender o novo Brasil – Quatro dimensões da Nova Classe Média Brasileira”, que integra o projeto “Vozes da Classe Média”, feito pelo Data Popular. De acordo com o instituto, os novos consumidores devem movimentar em torno de R$ 1 trilhão em 2012.
O valor é responsável por colocar o Brasil em 8° lugar na lista dos países que mais consomem no mundo. O primeiro é ocupado pelos Estados Unidos, seguido do Japão e do Reino Unido. A posição do Brasil no ranking reflete na opinião da população: 46% da classe média acha que sua vida financeira melhorou, contra 9% que acredita em uma piora.
O “Vozes da Classe Média” ainda traz a concentração geográfica do consumo do target. O Sudeste tem a maior proporção, com 46,1%, seguido Nordeste (22,2%); do Sul (16,4%); do Centro-Oeste (8,4%) e do Norte (6,9%).
A classe emergente também já representa a maior parte dos usuários de serviços financeiros e ampliação do crédito. Mais de 50% usam conta corrente, contra 15% da classe baixa e 33% da classe alta. O cartão de crédito é utilizado por 51% da classe média, 14% da baixa e 35% da alta. A previdência privada também é prioridade da classe emergente: 45% dela usam o serviço, contra 12% da baixa e 43% da alta.
(Por Mundo do Marketing) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo