O grupo espanhol Inditex, número um mundial da indústria têxtil graças à marca Zara, anunciou nesta quarta-feira uma alta de 32% no lucro líquido, a 944 milhões de euros, no primeiro semestre do ano (fevereiro-julho) graças à expansão internacional.

O faturamento aumentou 17%, a 7,239 bilhões de euros, enquanto o excedente bruto operacional (Ebitda) subiu 29%, a 1,621 bilhão de euros.

O grupo está presente em 85 países.

“Nos seis primeiros meses do exercício, a Inditex abriu 166 lojas em 39 mercados. Agora são 5.693 lojas em 85 mercados dos cinco continentes, com as marcas Zara (dois terços das vendas), Pull and Bear, Bershka ou Massimo Dutti, entre outras”, afirma a Inditex em um comunicado.

O grupo espanhol, líder mundial do setor têxtil em faturamento, registrou em 2011 o dobro do lucro da rival sueca, H&M, graças a sua estratégia de expansão internacional, sobretudo na Ásia.

(Por Exame) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo