>

Hoje é Dia Mundial da Água e é cada vez mais comum ouvirmos a respeito da necessidade da preservação e do consumo consciente. A sustentabilidade passou a ser pauta no varejo e os consumidores, ao sair às compras, procuram com mais frequencia informações sobre as empresas que pretendem adquirir os produtos e quais ações estão fazendo em prol do meio ambiente.

Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) um terço da população mundial tem até 25 anos, e essa é uma geração que cresceu ouvindo a respeito da sustentabilidade e num futuro próximo terá plena capacidade de ditar à indústria o que prefere consumir.
O varejo já percebeu essa tendência e tem equipado e construído lojas ecologicamente corretas. No Brasil, o Walmart tem 6 e o Pão de Açúcar tem 5 lojas ecoeficientes.
Com algumas medidas simples como torneiras automáticas, vasos sanitários com caixa acoplada e vazão dupla a redução chega a 40% do consumo de água em relação a uma loja tradicional, é uma economia de 2,52 mil m³ anuais.
No mundo do varejo ser sustentável é prioridade, além de melhor posicionar a marca no mercado, o retorno do investimento é percebido em crescimento de vendas e qualidade de vida.
 
Tatiana Lacerda – Com informações Supermercado Moderno | Janeiro 2010 e Sustentação | Setembro 2008