Folhear revistas de moda e ficar com vontade de ter as roupas e acessórios das páginas faz parte da rotina das leitoras de todo o mundo. O público da Harper’s Bazaar nos Estados Unidos, no entanto, pode parar de ficar só na vontade. A publicação prepara o lançamento do e-commerce ShopBazaar, um site no qual os internautas poderão adquirir as peças mostradas nas páginas da revista.

Segundo a Time Inc., a iniciativa surge como estratégia de fortalecimento de marca e pretende transpor o leitor da esfera aspiracional para a do mundo real. A Time Inc. fez uma curadoria com o site de varejo online Wayfair.com para adquirir conhecimento no assunto e estruturar seu próprio e-commerce, que mistura conteúdo editorial e os canais de venda direta.

Por enquanto, a ShopBazaar está aberta somente a um pequeno grupo de consumidores, em caráter de teste. Em outubro, poderá ser acessada por todos os internautas dos Estados Unidos. A partir do próximo mês, também, a editora lançará o livro Bazaar app, um misto de revista e catálogo e compras, que mostrará os itens que estarão disponíveis no e-commerce. Além de identificar os produtos que podem ser comercializados, a ideia também é, posteriormente, possibilitar a compra pelo próprio aplicativo, que funcionará em smartphones. Essa funcionalidade, no entanto, só deverá valer a partir de fevereiro de 2013.

As mercadorias vendidas no e-commerce da revista vêm da Saks Fifth Avenue e de outros varejistas, como Hirshleifers. Também há marcas de estilistas, como Ferraganmo. Por enquanto, a American Express é o único patrocinador do projeto.

Com informações do Advertising Age.

(Por Meio & Mensagem) varejo, núcleo de estudos do varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo