As vendas online por meio de smartphones e tablets estão crescendo de forma expressiva no País. Segundo a Câmara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico), o segmento deve movimentar cerca de R$ 2 bilhões ao final de 2013, além de atingir 10% do total dos negócios realizados pelo comércio eletrônico brasileiro. Hoje, o m-commerce representa 1,3% do faturamento do e-commerce.
A expansão desse segmento se deve principalmente à maior penetração de dispositivos com acesso à internet. Antes acessível apenas para os clientes das classes A e B, em função do alto custo dos aparelhos e dos planos das operadoras, este mercado já está nas mãos da nova classe média.
O grande desafio do m-commerce está no aumento das taxas de efetivação da compra. Atualmente, muitos usuários usam os smartphones para pesquisar preços e consultar endereços de lojas, mas não finalizam o negócio. A expectativa é que, conforme as pessoas se convençam mais da segurança dessas operações, as vendas aumentem.
(Por Supermercado Moderno) varejo, núcleo de estudos e negócios do varejo, núcleo de estudos do varejo